Representantes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social ( Setas), participaram na manhã desta quarta-feira, 14, da cerimonia de posse dos conselheiros do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) para o período 2025/2027.
Abrindo a reunião, a secretária Cleizenir deu as boas-vindas aos novos conselheiros e agradeceu aos anteriores pelo compromisso em garantir direitos aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Eu sempre tenho um zelo muito grande por todos os Conselhos que fazem parte de nossa gestão, com acompanham, fiscalizam, planejam juntos conosco, realizando um trabalho muito importante para a sociedade tocantinense. Fico feliz em empossar os novos conselheiros do Ceas, pois são pessoas comprometidas com o desenvolvimento social. Estou esperançosa que 2025 será de muitas realizações na Setas e no Governo do Estado, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, a quem agradeço a confiança em mim depositada”, afirmou.
Após a posse, houve votação para escolha de presidente e vice-presidente do Ceas, para o período 2025/2027. Helenilva Custódio de Melo foi eleita presidente da entidade, representando o Governo, por meio da Secretaria de Saúde. Já para vice-presidente da entidade, foi eleita Aurora Moraes dos Santos Silva, representando a sociedade civil.
Dos 24 novos integrantes do Ceas, 12 são membros titulares e 12 suplentes. Metade deles representa o Poder Público Estadual e a outra metade a sociedade civil organizada.
Em conformidade com a Lei 2.092/2009, que dispõe sobre o CEAS/TO, no que concerne a alternância na presidência entre a representação governamental e não governamental, os conselheiros presentes escolheram como presidente do órgão colegiado, entre os presentes, a representante da Secretaria da Saúde, Helenilva Custódio de Melo, e como vice Aurora Moraes dos Santos Silva, pelas entidades não governamentais.
Veja matéria completa no site da SETAS/TO