Delegação do CRESS-TO participa de Encontro Nacional do CFESS em BH

Foram quatro dias intensos em Belo Horizonte-MG, realizando o fórum máximo deliberativo da categoria de assistentes sociais no Brasil. O 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, apresenta o tema: “O amanhã não está à venda - resistências na luta anticapitalista diante da crise ambiental”.

Na ocasião ocorre a Mesa de monitoramento,que analisa ações e projetos do Conjunto CFESS-CRESS. O segundo ano de gestão dos Conselhos de Serviço Social monitora, durante o Encontro Nacional, as deliberações aprovadas no ano anterior, para debater os avanços e desafios para realização do que foi proposto em cada eixo temático nos 3 anos de gestão.

Para Célia da Mata, representante da base tocantinense e membro da COFI, “Por ser uma etapa de monitoramento, com deliberações vindos dos Encontros descentralizados foi bem positivo tendo em vista que houve avanços das deliberações de 2024 onde tínhamos 103 deliberações para executar e para o ano de 2025 diminuiu para 57 deliberações.”

Do Tocantins, participaram duas conselheiras e duas profissionais, ambas eleitas em assembleia. Suellen Medrado destacou que “Foi uma experiência incrível, cheia de energias profissionais construtivas, conhecimentos e defesa para deliberações propostas para 2025”.

Em uma das mesas, a professora Maria das Graças debateu sobre as raízes da questão ambiental e a questão social, e os desafios da atuação profissional e a contribuição do Conjunto CFESS-CRESS na luta anticapitalista diante da crise ambiental. “Queremos política pública, queremos políticas ambientais, queremos recompor os retrocessos dos últimos anos e contribuir na constituição dessas políticas, mas não podemos ter ilusões, pois a história do Brasil é cruel e favorece os setores mais destruidores dos recursos naturais e dos direitos da classe trabalhadora; por isso, nosso desafio é gigante”, alertou a professora.

Laranna Prestes, representante da base tocantinense, destacou que "O evento proporcionou debates democráticos sobre nossa atuação, ética profissional e a relação com os sujeitos atendidos, resultando em deliberações importantes para o aprimoramento do Serviço Social no próximo ano. Representar a categoria como alguém de fora da gestão, participante como base, da comissão de instrução processual, permitiu levar novas perspectivas ao diálogo, e minha atuação na Universidade Federal do Tocantins contribuiu com reflexões sobre a formação acadêmica e a realidade da profissão no Tocantins, reforçando a importância do intercâmbio entre a diversidade que é atuação dos assistentes sociais no Brasil."