Nesta terça, 26 de novembro, uma reunião de alinhamento aconteceu na SEDUC, onde a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Taciane de Oliveira, apresentou ao secretário Fábio Vaz propostas para a regulamentação das atribuições privativas dos assistentes sociais nas escolas públicas do Tocantins.
A presidente, acompanhada da vice-presidente do CRESS-TO, Aurora Moraes e assessor jurídico Hugo Moura, protocolaram com o secretário a minuta do projeto de lei para que o gestor possa encaminhar à Assembleia Legislativa, criando o cargo de serviço social, tendo em vista que atualmente a rede estadual conta com 418 assistentes sociais atuando em diversas unidades escolares.
O vereador, Joatan de Jesus, que também é assistente social e defende a presença do Serviço Social na educação, participou da reunião endossando a importância dessa articulação entre o conselho e as políticas públicas, garantindo assim direitos tanto para o profissional quanto para os usuários.
O secretário recebeu os integrantes do Conselho com muito entusiasmo, sinalizou apoio ao Seminário de Serviço Social na Educação - que será realizado em 2025 pelo CRESS-TO - pediu também apoio do conselho no sentido de melhorar a atuação dos assistentes sociais nas escolas do estado. Ele recebeu e assinou a minuta, se comprometendo a dar os encaminhamentos necessários, encaminhando aos diretores das escolas um documento esclarecendo o papel do serviço social.
A presidente do Cress, Taciane de Oliveira, enfatizou a importância dessa conquista. “Assegurar que as atribuições dos assistentes sociais sejam respeitadas e regulamentadas é essencial. Esse avanço é necessário tanto para categoria quanto para qualidade do serviço”, completou.
A reunião contou ainda com a presença da Superintendente Jurídica da Seduc, Orcidália Feitosa; gerente de desenvolvimento socioemocional, Martha Holanda da Silva.
Clique o link para ver o documento Minuta do Projeto de Lei