O Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (CRESS-TO) realizará, no dia 23 de outubro, o 3º Seminário Serviço Social na Educação, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, das 8h às 17h. O encontro tem como objetivo fortalecer o debate sobre a inserção de assistentes sociais nas redes de ensino, com foco nos desafios e possibilidades da implementação da Lei Federal nº 13.935/2019 no Estado do Tocantins, que prevê a presença do Serviço Social e da Psicologia na educação básica.
A programação será composta por três momentos centrais. A mesa redonda terá como convidados o Prof. Dr. Wagner Amaral (UEL) e representantes das Secretarias de Educação, que discutirão os principais desafios para efetivar a Lei nº 13.935/19 no contexto tocantinense. Em seguida, será apresentado um panorama das ações realizadas pelo CRESS-TO, conduzido por um representante da gestão do Conselho. Por fim, a Profa. Dra. Francine Helfreich (UFF) ministrará a oficina de elaboração de plano de trabalho do/a assistente social na educação, trazendo subsídios práticos para a realidade profissional do estado.
O evento busca proporcionar um espaço de diálogo entre universidade, entidades de classe, órgãos públicos e a categoria profissional, fortalecendo a atuação das/os assistentes sociais na educação. As discussões estarão voltadas à construção de estratégias que considerem as especificidades do Tocantins, estimulando reflexões críticas e práticas coletivas que possam subsidiar gestores e profissionais na consolidação dessa política.
Segundo o CRESS-TO, o seminário representa uma oportunidade de formação e mobilização da categoria no Tocantins. Mais do que debater a legislação em termos gerais, o objetivo é construir caminhos para sua implementação no território tocantinense, assegurando condições de trabalho e reafirmando os princípios ético-políticos da profissão em defesa da educação pública.
O CRESS-TO convida todas/os assistentes sociais e demais interessadas/os no tema a participar deste importante espaço de construção coletiva, reafirmando o compromisso da categoria com a educação e os direitos sociais.
Inscrições estão abertas!