O objetivo do seminário foi refletir sobre essa atuação na assistência estudantil e seus desafios na atual conjuntura de retrocessos dos direitos da população, A realização do seminário cumpre uma deliberação do 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, ocorrido em Brasília (DF) em 2014.
Na oportunidade o debate foi estratégico, pois a progressiva redução do financiamento da política de educação tem dificultado, e em muitos casos impedido, a permanência de estudantes nas universidades e institutos federais. Além disso, o problema também provoca a redução do acesso de estudantes a essas instituições de ensino superior.
Foto:Diogo Adjunto/CFESS
“Um espaço muito produtivo com grandes debates de alto nível na área de assistência estudantil com atuação dos profissionais de Serviço Social, bem como dos desafios enfrentados durante a atuação profissional nessa politica. Foi um momento de interação com outros conselhos e instituições de ensino superior”, destacou a conselheira do CRESS/TO, Magnólia Moura.
Participaram também do evento os/as assistente sociais Fernando Maia Lima da Universidade Federal (UFT) de Gurupi, Lilian dos Santos e Silva Wotkosky, Alana Ribeiro Marçal, Eurizane Oliveira Barros da UFT/Palmas, Roberta Gama Brito (UFT/Arraias), Mara Cleide Oliveria dos Santos, Sônia Caranhato, Tânia Santana de Almeida do Instituto Federal do Tocantins (Ifto),