Cress Tocantins alerta sobre comunicação de boletins de saúde e óbitos por assistentes sociais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Orientação normativa 3/2020 do CFESS a afirma que “comunicação de óbito não se constitui atribuição ou competência profissional do/a assistente social”

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) divulgou nessa terça-feira, 31, a Orientação Normativa nº3/2020, referente à comunicação de boletins de saúde e óbitos por assistentes sociais, durante a pandemia do coronavírus. 

 

De acordo com o documento não é de competência do assistente social a divulgação de boletins médicos, nem o atendimento prévio de pacientes, tampouco a comunicação de óbito. Ela deve ser realizada por profissionais qualificados com conhecimentos específicos “da causa mortis dos/as usuários/as dos serviços de saúde, cabendo um trabalho em equipe (médico, enfermeiro/a, psicólogo/a e/ou outros profissionais)”. 

 

Atribuição do profissional 

 

Cabe ao profissional do Serviço Social atender à família ou o responsável, informando dos direitos referentes à situação, previstos no aparato normativo e legal vigente, além de visar o melhor atendimento ao usuário dos serviços de saúde, não realizando nenhuma atividade incompatível com a Legislação vigente. 

 

A Normativa está disponível no link: http://www.cfess.org.br/arquivos/OrientacaoNormat32020.pdf, no site do CFESS. Para mais informações, os atendimentos do Cress estão sendo realizados apenas em horário comercial, no número (63) 9 8468-6503.

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

logo1-1.png

Arso 42 (antiga 405 sul), Alameda 32, QI 11, Lote 24, CEP 77.015.648, Palmas - TO.
Telefone: (63) 3215-2880
Telefone: (63) 3215-5743
Principal:[email protected]
Fiscalização: [email protected]
Inscrição: [email protected]
WhatsApp: (63) 99973-7888 

[email protected]
[email protected]

© Copyright 2024 Cress-To. Todos os direitos reservados

Search