Histórico sobre o CRESS

O Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins – CRESS/TO 25ª Região integra o Conjunto CFESS/CRESS, criado quando a profissão de Assistente Social foi regulamentada, pela Lei nº 3.252/57 e pelo Decreto nº 994/62 (hoje alterada para Lei 8.662/93) como uma exigência constitucional para todas as atividades profissionais regulamentadas por lei.

Compete ao CRESS orientar, disciplinar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Serviço Social; zelar pelo livre exercício, dignidade e autonomia da profissão; organizar e manter o registro profissional dos Assistentes Sociais e das pessoas jurídicas que prestam serviços de consultoria; zelar pelo cumprimento e observância do Código de Ética Profissional do Assistente Social funcionando como Tribunal Regional de Ética Profissional; prestar assessoria técnico consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social, junto com outras entidades da categoria; fixar em assembléia da categoria o valor das anuidades.

Registra-se que no ano de 1998 foi criada a Seccional Tocantins ligada ao CRESS 19ª – Goiás. Desde então, é histórica a luta da categoria do Estado do Tocantins pela emancipação (17 anos).

O CRESS 25ª Região foi criado em 10 de dezembro de 2007 pela Resolução do CFESS n° 514 e em 05 de janeiro de 2008 passa a ter existência legal.

Naquele mesmo dia, foi realizada uma Assembléia onde foi escolhida uma Diretoria Provisória, que trabalhou nos primeiros 6 (seis) meses e organizou todo processo eleitoral para eleição da primeira Gestão do CRESS 25ª Região.

1ª DIRETORIA PROVISÓRIA DO CRESS 25ª Região:

  • ROBSON JOSÉ DA SILVA – PRESIDENTE
  • ZELITA SOARES DE OLIVEIRA – TESOUREIRA
  • CARMEM LÚCIA KOTHE VENDRAMINI – SECRETARIA
  • JURAILDES BARREIRA NUNES – CONSELHO FISCAL
  • EVANDRA MARIA ALVES DA LUZ – CONSELHO FISCAL
  • JOSINEIDE DOS SANTOS REIS LIMA – CONSELHO FISCAL
  • KÁTIA ARGENTA DE BASTOS RESENDE – SUPLENTE

 

Em 2005 o número de profissionais atuando no Estado do Tocantins era de 150. Em 05/01/2008, na emancipação do CRESS 25ª, o número de profissionais ativos era em torno de 460. Em janeiro de 2010 o número de profissionais ativos é de 621.

GESTÃO ELEITA EM 2008 CRESS 25ª Região:A LUTA NÃO PARA” tomou posse em 01 de Julho de 2008 para gerir até o ano de 2011

 

1. Eutália Barbosa R. Naves - Presidente:

2.Sergio José Dias - Vice- Presidente:

3.Taciane de Oliveira  - 1ª Secretária:

4.Rosinalva da Silva Alves - 2ª Secretária:

5.Sandra Maria Ribeiro Leitão -  1ª Tesoureira

6.Albene Martins Chaves - 2ª Tesoureira:

 

1.Cleudson Araújo - Conselho Fiscal

 2.Paulo Sérgio Porto- Conselho Fiscal

 3.Domingas Monteiro de Sousa- Conselho Fiscal

 

1.Glaucilene Lopes Santana - Suplentes

2.Rita de Cássia Moraes Vieira - Suplentes

3.Josiana Medeiros - Suplentes

4.Halana Santos Silva Magalhães - Suplentes

5.Maria Helena Viana Barbosa - Suplentes

6.Maria José Antunes da Silva - Suplentes

7.Maria Bonfim  - Suplentes

8.Márcia Cristina Negreiros - Suplentes

Em 2011 tomou posse a segunda gestão eleita para gerir até o ano de 2014.

GESTÃO ELEITA EM 2011 CRESS 25ª Região:FORTALECER A LUTA CONSTRUINDO HISTÓRIA” gestão 2011-2014:

  1. ROSINALVA DA SILVA ALVES – PRESIDENTE
  2. AURORA MORAES DOS SANTOS SILVA – VICE-PRESIDENTE
  3. MÁRCIA MICHELLE CARNEIRO DA SILVA – 1º SECRETÁRIA
  4. JANAINA COSTA RODRIGUES MURAD – 2º SECRETÁRIA
  5. MARIA NADIR DOS SANTOS – 1º TESOUREIRA
  6. ANDRE LUIS AUGUSTO DA SILVA – 2º TESOUREIRO
  7. SILNEY CARDOSO DOS SANTOS BECKMAN – CONSELHO FISCAL
  8. PAULO SERGIO PORTO (in memorian) – CONSELHO FISCAL
  9. GISELLI DE ALMEIDA TAMAROZZI LIMA – CONSELHO FISCAL
  10. CARMEM LUCIA KOTHE VENDRAMINI – 1ª SUPLENTE
  11. TÂNIA MARA ALVES BARBOSA –  2ª SUPLENTE
  12. ROSILENE MARIA DE CÁSSIA MACIEL DOS REIS – 3ª SUPLENTE
  13. RAQUEL SABARÁ DE FREITAS – 4ª SUPLENTE
  14. MARIA ALICE DOS SANTOS REIS – SUPLENTE
  15. RICARDO TELES SCHMIDT – 6º SUPLENTE
  16. FERNANDA CALHAU DE CAMPOS – 7ª SUPLENTE
  17. RAIMUNDA NONATA MORAES DE OLIVEIRA – 8ª SUPLENTE
  18. ALANA BARBOSA RODRIGUES – 9ª SUPLENTE