Conselho de Serviço Social orienta acadêmicos/as sobre atuação profissional

Visando ofertar um espaço estratégico de orientação e reafirmação dos princípios e valores do Projeto Ético - Político profissional junto à classe acadêmica, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/TO)  realizou nesta terça, na sede da entidade, a primeira edição do Momento Pedagógico para acadêmicos concluintes do curso  de Serviço Social.

Durante o encontro os acadêmicos tiveram  a oportunidade de aprofundar conhecimentos relacionados ao histórico da profissão, estrutura organizacional do conjunto CFESS/CRESS, histórico do CRESS – TO responsabilidades profissionais, anuidade, Política Nacional de Fiscalização (PNF) e sua aplicação, Projeto Ético - Político Profissional, normativas profissionais.  A atividade assegurou também a certificação com carga horária de  5 horas que servirá como atividade complementar na grade curricular.

Segundo a agente fiscal do CRESS, Sandra Maria Leitão,  é um momento que reduz o distanciamento entre as IES e o CRESS, pois foi um espaço planejado coletivamente e tem a perspectiva de aproximar  o  futuro profissional ao seu órgão de fiscalização, pois na ocasião houve a  oportunidade dos acadêmicos concluintes do curso tirar suas dúvidas  sobre o registro  profissional, sobre o exercício profissional,  sobre a função do conselho e  seu funcionamento e como se dá o seu envolvimento na entidade”,  afirmou.

Para a professora universitária, Márcia Mesquita ação vem só a somar. “Foi fantástica esta iniciativa do CRESS,  pois aproxima os alunos do conselho como também da realidade da atuação profissional , das situações  das quais poderão viver no cotidiano enquanto profissional”, destacou.

Depoimentos

Quem  não perdeu a  oportunidade   foi a  acadêmica estudante do 7º do curso de Serviço Social,  Ulbra,  Rayane da Silva Oliveira, de 28 anos e achou a iniciativa importante  para sua atuação. “Esclareci muitas dúvidas do papel do Conselho Regional e Federal de Serviço Social (CFESS), anuidades, inscrição para atuação profissional, ou seja, foram informações que veio em hora em boa hora para nós que estamos no final do curso. Foi enriquecedor e gostei muito ”, declarou.

A acadêmica do 8º do curso de Serviço Social, da Unitins,  de 24 anos, Aline Ribeiro, achou interessante.  “Ouvimos falar  muito do conselho da categoria de assistente sociais na universidade, e poder participar de um momento deste é  muito importante pois nos auxilia quando tivermos no mercado de trabalho. Eu tirei dúvidas principalmente sobre resoluções que normatizam e orientam o exercício profissional ”, concluiu.

Está previsto a próxima edição em novembro, dia 29, turno da manhã. Os acadêmicos que ainda não se inscreveram ,  podem procurar a sua universidade, coordenação do curso.

Entenda

em setembro o CRESS reuniu-se com as Instituições de Ensino Superior para apresentar a proposta e colher contribuições, bem como estruturar  uma agenda coletiva onde não houvesse colisão com a agenda acadêmica.  As instituições trouxeram grande contribuições e  responsabilizaram-se  pela mobilização  dos acadêmicos  para o momento.