Livro brochuras e outros

 Atuação de assistentes sociais no sociojurídico: subsídios para reflexão

O documento objetiva qualificar e referenciar a intervenção de assistentes sociais e faz parte da série de publicações intitulada Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. A brochura é produto da construção do Grupo de Trabalho Serviço Social no Sociojurídico. 
 
 
 
 
 O perfil da Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS
A cartilha reúne os resultados da pesquisa Perfil da Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, realizada em 2013 pelo CFESS, e traz breves comentários do que foi extraído da Roda de Conversa do 3º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto, que ocorreu em setembro do mesmo ano, em Recife (PE).
Clique e faça o download
 
 
 
 
   
 Relatório Final - Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)
O relatório registra, por meio de textos e fotos, o resumo das principais atividades realizadas pela gestão do CFESS Tempo de Luta e Resistência (2011-2014). O documento, além de apresentar uma aná
lise da caminhada de três anos de intensas ações do CFESS, é um convite à luta em defesa da vinculação do serviço social brasileiro à construção de um projeto de emancipação humana. A  divisão do relatório por eixos colabora para se ter uma ideia das ações promovidas no âmbito da ética e direitos humanos, fiscalização profissional, formação, administrativo-financeiro, seguridade social e comunicação. A Gestão se despede, reafirmando que Sem movimento não há liberdade! 
 
 
                   
 CFESS Manifesta Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)
O livro reúne os textos das 56 edições do CFESS Manifesta, produzidas ao longo da Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014). O CFESS Manifesta é um importante instrumento de comunicação, que dá visibilidade aos posicionamentos da entidade frente a temáticas ligadas ao serviço social brasileiro. Por isso, trazemos também as ilustrações de cada edição, possibilitando um resgate histórico de temas debatidos pelo CFESS. Alguns, como o Dia da Luta Indígena, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Visibilidade Trans, Dia Nacional do Trabalho Doméstico ou com o tema sobre a população em situação de rua, foram lançados pela primeira vez por esta Gestão.
 
 
 
                  
 Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS
A publicação ressalta a dimensão da educação permanente enquanto instrumento de luta ideológica e política da categoria profissional, sinaliza o panorama nacional da educação superior no Brasil e seus rebatimentos na formação de assistentes sociais e apresenta as diretrizes, objetivos e estratégias para a materialização da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. O documento é fruto de muita discussão e trabalho coletivo e recebe contribuição de duas gestões do CFESS, além da ABEPSS e ENESSO.
Clique e faça o download           
 
 
 
 
Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão de estágio direta em Serviço Social
Com esta publicação, o CFESS disponibiliza para estudantese assistentes sociais, CRESS e pessoas responsáveis pela supervisão (acadêmica e de campo) um conjunto de informações para consulta, que reúne as determinações legais e normativas acerca da supervisão direta de estágio em Serviço Social. Meia formação não garante um direito. 
 
 
 
 
 
  Subsídios para a atuação de assistentes sociais na Política de Educação
 
O objetivo do documento é contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e de luta por uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que, enquanto um efetivo direito social, potencialize formas de socialiabilidade humanizadoras.
Clique e faça o download
 
 
 
 
  Livro Seminário Nacional: 30 anos do Congresso da Virada
A publicação reúne as palestras proferidas no evento que celebrou os 30 anos do 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (Congresso da Virada), que mudou a história do Serviço Social brasileiro.
Clique e faça o download
 
 
 
 
                                 
 
 Atribuições Privativas do/a Assistente Social Em Questão (1ª Edição ampliada - 2012)
O livro Atribuições Privativas do/a Assistente Social Em Questão é uma edição ampliada da brochura lançada em 2002. A publicação traz o texto produzido pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) à época, o artigo da professora Marilda Iamamoto, intitulado Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do/a assistente social na atualidade, e uma nova apresentação, que recupera debates e conteúdos significativos referentes às atribuições profissionais.
Clique e faça o download
 
 
 
 
             
 2º Seminário Nacional de Serviço Social no Campo Sociojurídico
A publicação reúne o conteúdo do “2º Encontro Nacional: o Serviço Social no Campo Sociojurídico na Perspectiva da Concretização de Direitos”, realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2009, em Cuiabá (MT). O evento reuniu cerca de 500 participantes e foi transmitido para todo o Brasil pela internet. Entre os temas debatidos no livro estão a judicialização da questão social; as condições de trabalho e demandas profissionais no campo sociojurídico; a identidade e autonomia do trabalho do/a assistente social; entre outros.
Faça o download
                 
 
                  
    Instrumentos para a fiscalização do exercício profissional do/a Assistente Social 
A publicação visa o aprimoramento dos mecanismos políticos e jurídio-normativos, em resposta ao processo de precarização da formação e do exercício profissional 
 
 
 
 
 
 
 
 Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação (2011)
O documento tem a finalidade de, a partir do acúmulo teórico e político da categoria, construído em especial nas duas últimas décadas, sobre a inserção do Serviço Social na educação, contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre uma concepção de educação coerente com o projeto ético-político profissional que, por sua vez, oriente o debate das particularidades do trabalho do/a assistente social nesta política pública, assim como as ações profissionais, no sentido de fortalecer as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora
Clique e leia a publicação 
 
 
 
 
 
 Revista Digital "O amor fala todas as línguas"
 
Material da Campanha "O amor fala todas as línguas", realizada pelo Conjunto CFESS-CRESS em 2006, em defesa da livre orientação e expressão sexual
Baixe o arquivo
 
 
 
 
 
 
 
 Serviço Social na Educação (2001)
Brochura elaborada em 2001 aborda a inserção do/a assistente social nesse campo de atuação.
Clique aqui para baixar 
 
 
 
 
 
 Direito se conquista: a luta dos/as assistentes sociais pelas 30 horas semanais (Versão Online)
O livro registra em textos, poesias e, principalmente, belas fotografias, a luta pela aprovação da lei que garantiu aos/às assistentes sociais a jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial.
 
 
 
 
 
 
 
 Coletânea CFESS Manifesta (2008-2011)
Coletânea de CFESS Manifesta publicados na gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta, no período entre 15 de janeiro 2008 a 14 de maio de 2011. São 60 documentos que trazem os posicionamentos e defesas do CFESS, embebidos pelos princípios e diretrizes do Projeto Ético-político-profissional.
Veja o livro digital 
 
 
 
 
                             
 Relatório Final - Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta (2008-2011)
O relatório registra, por meio de textos e fotos, a essência de três anos de intenso trabalho da gestão “Atitude Crítica para Avançar na Luta” (2008-2011)
 
 
 
 
 
   
Legislação e Resoluções sobre o Trabalho do/a Assistente Social
Os/as assistentes sociais encontram no livro um importante instrumento para contribuir em seu exercício profissional: a reunião,em uma única publicação, da Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993), do Código de Ética profissional e uma coletânea de Resoluções aprovadas pelo CFESS nos últimos anos e que regulamentam o trabalho profissional. 
 
 
 
 
                                
 
 Seminário Nacional: O Trabalho do/a Assistente Social no SUAS
O livro reúne as palestras proferidas no evento que reuniu mais de 2 mil pessoas na UERJ EM 2009. São reflexões, debates e embates sobre vários aspectos da Política de Assistência Social, contemplando desde a sua concepção na atual conjuntura, um balanço crítico do SUAS, condições de trabalho, o trabalho com famílias, o trabalho profissional nos CRAS, a interdisciplinaridade, trabalho com população de rua, educação e mobilização popular.
Faça o download 
 
 
 
 
 
                     
 Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS - 2ª Edição
Trata-se de mais um instrumento político destinado a fortalecer e potencializar a produção e a socialização de informação entre os CRESS e o CFESS e destes com a categoria e a sociedade, na direção de reafirmar o Projeto Ético-político profissional.
Faça o download 
 
 
 
 
 
 
 Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis do Conjunto CFESS-CRESS
Publicação que orienta e auxilia os CRESS na gestão pública e democrática. Inclui as Resoluções CFESS 469/2005 e 470/2005, que revisaram o Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS e a minuta do Regimento Interno dos Regionais.
Faça o download 
 
 
 
 
 
 
  Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos(as) na Política de Assistência Social
Uma realização do conjunto CFESS/CRESS e dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia. Setembro de 2007.
Clique aqui para acessar a versão em PDF na íntegra 
 
 
 
 
 
 Assistentes Sociais no Brasil - Elementos para o estudo do perfil profissional
O livro traz pesquisa realizada em 2005 em parceria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e CRESS, que oferece elementos para o perfil profissional de assistentes sociais nos âmbitos estadual, regional e nacional.
Clique aqui para obter a edição virtual do relatório de pesquisa dessa obra 
 
 
 
 
 
 
 
 CFESS Manifesta - Análises Conjunturais (2005-2008)
Organizados de forma cronológica, os textos selecionados para essa obra expressam o posicionamento do Conselho Federal de Serviço Social face aos diversos momentos da complexa conjuntura por que passaram o Brasil, de 2005 a 2008. Mais que uma coletânea de intervenções políticas, a publicação pretende dar maior visibilidade às posições políticas do CFESS ao longo do período demarcado e constituir-se como fonte de consulta aos que buscam estudar a organização política da categoria nas diferentes conjunturas históricas.
Clique para acessar
 
 
 
 
 
                                 
 
CFESS Manifesta - Análises Conjunturais (2002-2005)
Organizados de forma cronológica, os textos selecionados para essa obra expressam o posicionamento do Conselho Federal de Serviço Social face aos diversos momentos da complexa conjuntura por que passaram o Brasil, de 2002 a 2005. Mais que uma coletânea de intervenções políticas, a publicação pretende dar maior visibilidade às posições políticas do CFESS ao longo do período demarcado e constituir-se como fonte de consulta aos que buscam estudar a organização política da categoria nas diferentes conjunturas históricas.